Perguntas Frequentes: Ofurô

Aqui respondemos algumas das perguntas mais frequentes, mas se quiser conversar conosco, nossa equipe está à disposição!
 

  • O que é um ofurô?

Ofurô é um tipo de banheira tradicional do Japão, que caracteriza-se pelo formato mais profundo e curto do que uma banheira ocidental. Ela permite que o usuário, ao tomar banho, fique com o corpo em posição fetal, já que a água cobre os ombros enquanto a pessoa está sentada e produz uma sensação de tranquilidade e relaxamento.
 

  • Quais são seus efeitos terapêuticos?

A hidroterapia é tanto física quanto mental. Ela ajuda a melhorar a circulação, pois os hidrojatos bem projetados (contidos no Ofurô) proporcionam uma poderosa massagem para músculos doloridos. Tanto que o Ofurô é indicado para dores musculares e problemas ósseos (desde artrites até pancadas).
Outra poderosa qualidade do Ofurô, é ajudar a combater o stress, tão comum nos dias de hoje.

 

  • Onde podem ser instalados?

O Ofurôs pode ser colocado em ambientes internos (dentro de casa, apartamento, banheiros) como em ambientes externos (varanda, quintal, cobertura, áreas de lazer). A madeira é tratada e por isso, pode ficar exposta ao tempo, desde que alguns cuidados e manutenções sejam realizados ao longo do tempo.
 

  • O que se deve ser levado em consideração no momento de escolher o modelo?

Normalmente, as pessoas que adquirem banheira ou piscina para o lazer da casa, o fazem ainda no momento da construção. Assim, costumam planejar todo o espaço e escolher o modelo de acordo com o gosto pessoal.

Já o Ofurô, pode ser escolhido posteriormente, quando há um espaço livre na casa. Seja externo ou interno.

 Para a escolha de um ofurô, é necessário definir a quantidade de pessoas que este deverá comportar. É possível colocar peças para duas, quatro e até quinze pessoas, assim é possível promover momentos de relaxamento e diversão entre familiares e amigos.

Para quem tem um espaço compacto ou é mais reservado, temos modelos individuais para que você possa curtir o momento a sós e cuidar de si.
 

  • Por que comprar um Ofurô MULTIFORMA?

A Multiforma está no mercado há mais de 20 anos, e é a punica a oferecer 5 anos de Garantia contra vazamento na madeira. Somente uma empresa que acredita na qualidade de seus produtos oferece um prazo tão grande de garantia.

Além disso, nossos produtos têm o melhor acabamento e design do mercado nacional.
 

  • O Ofurô vaza?

Os Ofurôs da Multiforma não vazam, inclusive nossa garantia é de 5 anos contra vazamento na madeira.
 

  • Qual a melhor madeira para o Ofurô?

A madeira empregada nos ofurôs deve ser de alta qualidade, como madeiras que tenham estabilidade dimensional, que não deformem ou empenem com o tempo e que tenham uma densidade intermediária.

 Madeira com densidade intermediária é aquela não muito densa, com baixa porosidade, que absorve água, expandindo e fechando as frestas das regiões de contato das aduelas, garantindo assim, o estanque da tina. Por outro lado, a madeira também não pode ter densidade baixa, consequentemente com baixa capacidade estrutural, não suportando as altas tensões que as aduelas são submetidas durante e após a absorção de água.

A Multiforma utiliza a madeira Cedro rosa.  
 

  • Quais acessórios podem ser instalados no ofurô?

O ofurô é uma peça bem versátil e pode ser utilizado apenas para banho de imersão, ou pode-se incrementá-lo com aquecimento elétrico, hidromassagem, cromoterapia, ozônio (tratamento de água), tornando o seu banho muito mais completo. A Multiforma fornece todos esses acessórios, e ainda traz um toque rústico e charmoso, com a opção do ofurô à lenha.

Confeccionamos também o deck de contorno, que pode ser para embutir os equipamentos ou para dar um acabamento mais sofisticado ao seu espaço.

 

  • Qual é a infraestrutura necessária para colocar um Ofurô?

Conhecer a medida disponível de seu ambiente para instalação do produto (verifique se o produto transita livremente pelas passagens até o local. Caso não passe, é possível realizar a montagem dentro do ambiente).

 É necessário um contra piso nivelado, um ponto de água ½” (meia polegada) para fazer abastecimento do Ofurô e um ponto de descarte da água de 1 ¼’’ (uma e um quarto de polegada).

Em casos de ofurô com equipamentos elétricos, é necessário também, um ponto de energia elétrica 220V, cabo de 06mm com fio terra (sobra de fio de 1,5m) e disjuntor de 30 Amperes.
 

  • Quais as formas de aquecimento do Ofurô?

Ambiente interno

Com ponto de água aquecida:
Como os ofurôs de ambiente interno não precisam ficar com água sempre, eles podem alimentados com água quente de outros sistemas, como de um boiler com aquecimento a gás ou solar ou até mesmo de um chuveiro elétrico ou a gás. Nestes casos é necessário ter um segundo ponto com água fria para ajuste de temperatura.

Com ponto de água fria:
Neste caso, indicamos o uso de um aquecedor de imersão (ebulidor) para o aquecimento da água, ou até mesmo a instalação de um aquecedor de passagem na saída de água.
Outra opção é o uso do aquecedor elétrico, que funciona em conjunto com a hidromassagem para circular a água e passá-la pelo aquecedor.

Ambiente externo e coletivos
Como o ofurô ficará com água sempre, é necessário um sistema de recirculação da água para o aquecimento, que pode ser o próprio sistema de recirculação da hidromassagem ou até mesmo com uma motobomba independente para circular a água e passá-la pelo aquecedor.
Alguns clientes preferem a utilização de um aquecedor a gás, nestes casos, a Multiforma faz a preparação do ofurô para receber o aquecimento, porém não comercializa o aquecedor em si.

 

  • Quais dicas para instalar o esgoto?

Como devemos escoar a água após o banho em ofurôs menores ou, periodicamente nos ofurôs coletivos e externos, deve-se prever um ponto de esgoto.

Como o Ofurô tem um espaçamento entre o fundo e o chão, por conta dos pés de apoio, o ponto de escoamento não precisa ficar necessariamente embaixo do ofurô, nivelado com o dreno. Apenas próximo.

Assim é possível encaixar uma mangueira, sanfonada e flexível, que conecta-se no dreno de fundo e estende-se até o ponto de esgoto. Em alguns casos, também pode-se adaptar um registro para reaproveitamento da água.
 

  • Quais as diferenças entre cada tipo de instalação?

Você poderá instalar seu Ofurô de diferentes maneiras. Isto vai variar em função do seu espaço, suas preferências e do ambiente que quer criar para recebê-lo.

 Os tipos mais freqüentes de instalação são apresentados abaixo:

Para os Ofurôs sem deck:

Através do conceito freestanding, o Ofurô Multiforma não necessita de alvenaria, viabilizando a instalação em qualquer local do banheiro ou até mesmo fora dele. Além disto, o Ofurô Multiforma pode facilmente ser retirado e reinstalado em outro ambiente ou residência.

 Para os Ofurôs com deck:

 As instalações com deck são, também, muito frequentes. A vantagem deste tipo de instalação é que entrar e sair do ofurô vai ficar mais fácil. Pode-se embutir, aproximadamente, metade da altura, deixando expostos 40 ou 45 cm da peça. Você vai poder sentar na borda e simplesmente girar o corpo para entrar e sair do ofurô.
Outra vantagem é que a altura de 40 ou 45 cm acima do piso vai facilitar a integração de quem está dentro e fora do ofurô. Como a borda estará quase nivelada com o deck, será possível interagir com quem está dentro do ofurô e vice-versa. 

 Uma terceira opção é instalar seu Ofurô totalmente embutido no piso ou em um deck de madeira. Este é o tipo de instalação que exige a maior preparação e planejamento do espaço do Ofurô, pois é necessário prever o acesso aos equipamentos, para futuras manutenções. 

E se você tiver um projeto diferenciado, converse conosco!  A equipe Multiforma não mede esforços para transformar uma ideia em realidade.

 

  • Quanto tempo demora da compra até a instalação?

Da confirmação do pedido até o embarque da peça, nosso prazo médio é de 30 dias.
Até chegar à obra adicione o prazo de transporte de 1 a 8 dias, dependendo do local, e mais o tempo de instalação e montagem, que normalmente são feitas em até 2 dias.
Então para o seu planejamento de obra, é recomendável trabalhar com um período de 45 a 60 dias.

 

  • Preciso manter meu ofurô sempre com água?

Nossos modelos de área interna não necessitam ficar com água, mas devem ser utilizados, ao menos, uma vez a cada 15 dias.

Os modelos de área externa e coletivos necessitam ser mantidos com água, pois a madeira deve ser hidratada permanentemente.

  • Como fazer a limpeza?

Em ofurôs internos, após o uso, lave com detergente ou sabão neutro, usando um pano. Mensalmente, indicamos a limpeza com uma bucha, utilizando a parte mais macia para não agredir a madeira.

Em caso de utilização de ofurôs em spas, clínicas ou hotéis, recomendamos a aplicação de Lysoform Prymo (encontrado em farmácias), retirando o excesso com um pano.

Os modelos coletivos e de ambiente externo possuem um sistema de filtragem automática, cuidando diariamente da água. Quando houver a troca de água, recomendamos a limpeza com uma bucha (lado macio) e detergente ou sabão neutro, enxaguando bem, antes de encher novamente.

 

  • Qual a melhor forma de manutenção?

Os ofurôs Multiforma de área interna não necessitam de manutenção, apenas a limpeza rotineira. 
Para os ofurôs de área externa, poderá ser necessária a aplicação verniz uma vez por ano. 
 

  • Qual o consumo de água de um Ofurô?

O gasto financeiro envolvido com o consumo de água é bem pequeno. O fator mais importante será sua forma de utilização do Ofurô. Alguns proprietários preferem fazer a troca da água de forma frequente, principalmente após utilizações mais intensas quando reuniram várias pessoas, durante horas e com a temperatura da água elevada. A segunda opção é manter o ofurô sempre cheio e fazer o tratamento da água como em uma piscina (não utilizar cloro). Nestes casos, será necessário realizar o tratamento com a ajuda de produtos químicos.

 

  • Como é feito o tratamento da água?

Normalmente, em ofurôs maiores e coletivos a água do banho é mantida durante algum tempo e assim será necessário a filtragem, o controle do equilíbrio químico e a sanitização desta água.

A Filtragem
Os Ofurôs que ficam com água devem, obrigatoriamente, ser equipados com filtros e motobombas tal como uma piscina e receber filtragem diária.

Equilíbrio químico
Periodicamente deve-se verificar e corrigir se necessário o PH da água para que fique na faixa de PH de 7.0 a 7.8.

Sanitização
Para sanitização da água do Ofurô, deve ser empregado o uso de produtos químicos sem cloro ou outros de produtos químicos alternativos que não precisam da aplicação diária tornando a sanitização mais fácil. Há também a opção do sistema de ozônio para o tratamento da água.
 

  • Preciso comprar uma Tampa para o Ofurô?

A tampa articulada em madeira, indicada para ambientes internos, possui um design charmoso e é funcional, pois evita a dissipação do calor, mantendo a água do ofurô aquecida entre as utilizações.

A tampa térmica em lona (ofurôs de ambientes externos/ coletivos) ajuda a acelerar e manter o aquecimento do ofurô, principalmente em regiões mais frias. Além disso, ela mantém o seu ofurô protegido das intempéries, de mosquitos e poeiras, diminuindo o trabalho de limpeza e conservação da água.

 

Sobre a loja

Conceituada no mercado por seus produtos de alto padrão, a MULTIFORMA produz artesanalmente e vende uma linha completa de ofurôs, móveis, decks, macas para massagem, escalda-pés e acessórios. Ideais para spas e clínicas médicas, também são perfeitos para ambientes residenciais. Desde 1998, a MULTIFORMA vem criando e produzindo uma linha completa de produtos que, além de atuais e decorativos, são voltados para todos aqueles que valorizam a saúde, a beleza e o bem-estar físico e mental.

Pague com
  • Depósito Bancário
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Multiformas Móveis e Decorações Ltda - CNPJ: 03.575.197/0001-85 © Todos os direitos reservados. 2018